Tudo o que você deve saber sobre consultoria empresarial

O que é consultoria empresarial?
Consultoria empresarial é quando um profissional externo da empresa (consultor empresarial) faz um levantamento (diagnóstico) dos pontos fortes e fracos da empresa e com base neste levantamento, propõe melhorias para a empresa de forma a amenizar estes pontos fracos, ou potencializar os pontos fortes da empresa.

O consultor empresarial apresenta para a empresa as melhorias a serem realizadas, após a concordância da empresa em realizar as mudanças se estabelece um cronograma de ações para que todas as mudanças sejam colocadas em prática. O consultor de empresas visita periodicamente a empresa, contribuindo com seu conhecimento e experiência, para que as ações sejam implementadas e a empresa melhore os seus resultados.
Porque fazer uma consultoria empresarial?
Existem vários motivos para fazer uma consultoria empresarial entre eles destaca-se:

- Trazer para a empresa um profissional com larga experiência em determinado assunto ou área que a empresa não tem conhecimento necessário;

- Um olhar externo. Por muitas vezes as pessoas que estão na empresa não conseguem visualizar os problemas da sua gestão empresarial. Uma pessoa de fora da empresa consegue identificar muito mais fácil os problemas e propor formas para auxiliar.

- É mais barato. As vezes a empresa não tem condições de contratar um profissional com curso superior e experiência de mercado para trabalhar tempo integral na empresa. Então ela contrata um consultor empresarial, que possui formação e experiência, para trabalhar algumas horas na sua empresa. A empresa utiliza a experiência e o conhecimento do consultor para melhorar os seus processos internos e em consequência os seus resultados.
Como funciona a consultoria empresarial?
O consultor empresarial entra em contato com a empresa e em comum acordo com o empresário marca uma visita em horário que fique bom para o consultor empresarial e o empresário, normalmente na sede da empresa.

Nesta primeira visita normalmente o consultor empresarial conhece a realidade da empresa, o ramo que ela atua, os seus clientes, número de funcionários e faz o levantamento (diagnóstico) da situação da empresa para identificar as melhorias a serem realizadas. Com base neste levantamento o consultor empresarial estipula junto com o empresário um cronograma de visitas a serem realizadas para que as melhorias sejam colocadas em prática. Estas visitas já são pré-agendadas com o empresário e duram em média 3 horas e ocorrem na sede da empresa.

Dependendo da necessidade do cliente as visitas podem ser mensais, quinzenais ou até semanais.

Na consultoria empresarial o consultor empresarial sugere uma série de melhorias para a empresa, cada melhoria geralmente se estipula um prazo para ser realizado. As mudanças devem ser realizadas pela empresa, quando o consultor empresarial visita a empresa ele confere se o empresário realizou as mudanças e auxilia na realização das mesmas.

O consultor de empresas, utiliza a sua formação acadêmica e experiência profissional para sugerir mudanças e melhorias para a empresa, porém quem toma as decisões sempre é o empresário. O consultor diz o que deve ser feito, porém quem faz é o empresário. Após a implementação de todas as melhorias se avalia os ganhos que a empresa obteve e se encerra o processo de consultoria empresarial. Havendo necessidade de melhorias em outras áreas a empresa pode iniciar um novo processo de consultoria empresarial. Por exemplo, pode a empresa inicialmente iniciar uma consultoria empresarial em custos e formação do preço de venda. Após realizada toda as mudanças e levantamento de informações e a empresa conseguir identificar todos os seus custos e saber precificar os seus produtos, pode a empresa iniciar outra consultoria empresarial de Indicadores, ou de Marketing e Vendas.
Quais os benefícios de uma consultoria empresarial?
O objetivo principal da consultoria empresarial é promover mudanças que, muitas vezes, são difíceis de serem executadas internamente. Com a realização de uma consultoria empresarial a empresa utiliza o conhecimento e experiência do consultor empresarial para se juntar ao seu conhecimento e potencializar o seu negócio.

A consultoria empresarial é a maneira mais rápida da empresa aumentar os seus resultados financeiros.

O consultor empresarial não trabalha todo dia na empresa, logo não tem rixas com ninguém, por isso ele possui neutralidade, ficando muito mais fácil ir em busca dos resultados. Através da consultoria empresarial as mudanças são realizadas em muito menos tempo e economia, já que o consultor empresarial mantém o foco no escopo da consultoria. Por ser uma pessoa de fora da organização, o consultor empresarial toma as iniciativas sem medo, trazendo uma motivação extra para a empresa, melhorando as relações da empresa com seus colaboradores.

O consultor empresarial é uma pessoa que realiza as suas atividades com imparcialidade, com foco em resultados, utilizado processos e ferramentas com começo, meio e fim. A consultoria empresarial traz aprendizado e ferramentas para que a empresa possa caminhar por conta própria rumo ao caminho do desenvolvimento e crescimento.

O consultor empresarial não é a solução para tudo, pois se o cliente não estiver disposto a colocar em prática o que foi solicitado ficará difícil chegar a resultado positivo.
Quanto custa uma consultoria empresarial?
Muito menos que você imagina.

O valor vai depender de várias variáveis. As empresas são muito diferentes, possuem vários ramos de atuação e vários tamanhos. Algumas empresas precisam de poucas melhorias e outras precisam de várias melhorias.

O valor da consultoria empresarial vai depender do número de melhorias que precisam ser implementadas na empresa e do número de visitas do consultor empresarial que serão necessárias para colocar estas ações em prática.

Temos planos que cabem no seu bolso. Atendemos desde empresas muito pequenas, que as vezes não possuem nenhum funcionário até grandes empresas.
Quais as entregas de uma consultoria empresarial?
As entregas da consultoria empresarial vão depender do tipo de consultoria contratada, mas geralmente o cliente contratante recebe um diagnóstico da empresa e um plano de ação com as melhorias e a serem implementadas.

Se a consultoria foi financeira, por exemplo, o cliente, pode receber um fluxo de caixa, ou uma relação de indicadores. Se for uma consultoria de cliente oculto, recebe o relatório das visitas realizadas pelo consultor de empresas com as devolutivas.