Três principais motivos que levam a falência e como evitá-los

Três principais motivos que levam a falência e como evitá-los

Neste post explicaremos os principais motivos que levam as empresas a falência. A empresa vai a falência quando não tem mais dinheiro para pagar as contas.

Três principais explicações para falência

  • Falta de planejamento na abertura: normalmente as empresas abriram sem ter realizado um plano de negócio, não houve estudo do público alvo, da concorrência, cálculo aprofundado dos custos e despesas para manter o negócio aberto. Simplesmente abriram o negócio para atender uma necessidade do dono e não houve um planejamento mais aprofundado na abertura para saber se existiam clientes dispostos a consumir o produto ou o serviço que a empresa iria comercializar. Desta forma se não há mercado consumidor, ou ele existe em um ambiente de extrema competição, e a empresa entrou neste mercado sem nenhum diferencial, dificilmente conseguirá se manter. Outro ponto importante é que todo negócio recém aberto, normalmente demora um tempo para conseguir clientes, exigindo assim capital de giro inicial, se a empresa abriu sem capital de giro é uma forte candidata a falência, pois não terá recursos suficientes para aguentar o período inicial do negócio, estima-se no mínimo 6 meses para que a empresa consiga por conta própria, pagar as suas contas.
  • Queda brusca da demanda: Isto acontece quando o faturamento da empresa cai bruscamente, exemplo disso, foi a pandemia provocada pelo Covid-19, onde muitas empresas foram obrigadas a fechar as portas temporariamente. Quando ocorre queda brusca nas vendas as receitas da empresa diminuem, em alguns casos até ficam zeradas, porém a empresa não  consegue reduzir os custos na mesma proporção, desta forma as despesas ficam maiores que as receitas, exigindo mais capital por parte da empresa. Se ela não dispõe deste capital, ou não tem como conseguir, ela pode ir a falência por não conseguir honrar todos os seus compromissos.
  • Falta de gestão: Porque que uma empresa que existe a anos no mercado vai a falência? Se a empresa existe a anos no mercado, significa que não houve falha no planejamento de abertura, se não houve queda brusca na demanda, então porque ela foi a falência? Foi a falência por falha, ou falta de gestão. A maior parte destas empresas sobreviveram por 5, ou 10 anos, não pela sua capacidade, mas simplesmente porque elas “tiveram sorte”. A grande maioria destas empresas não possuem um planejamento estruturado e não acompanham de perto as finanças do seu negócio. Se fosse perguntado para estes empresários quanto a sua empresa apresentou de lucro no ano anterior, muitos deles não saberiam responder, pois eles não acompanham os resultados da sua empresa. Não houve preocupação em resolver a “causa do problema”, simplesmente foi se injetando mais dinheiro na empresa , geralmente estas empresas vão aumentando gradativamente o seu endividamento, vão tendo prejuízos e vão tomando empréstimos para sanar as suas contas, até que a sua dívida acumula virando “bola de neve”, ficando impagável e a empresa indo a falência.

Mas como evitar a falência?

Diante do que foi falado, separei algumas dicas para evitar a falência:

  • Faça um planejamento de abertura do seu negócio, identifique o público alvo, estude os concorrentes e veja no que você consegue se diferenciar;
  • Tenha capital de giro suficiente para no mínimo 6 meses (caso seja uma empresa nova);
  • Acompanhe mensalmente os indicadores do seu negócio, saiba quanto entrou, quanto saiu, se sua empresa teve lucro, teve prejuízo, se sua venda aumentou ou diminuiu, se sua dívida se manteve ou aumentou. Ao analisar mensalmente os resultados da sua empresa você diminui drasticamente as chances de falência, pois se caso estiver indo mal, você vai ver e terá condições de tomar medidas corretivas, evitando que o problema se agrave.
  • Tenha um bom planejamento do seu negócio, defina metas para os próximos anos, identifique as oportunidades e também o que pode vir a ameaçar o seu negócio. Através do planejamento, você pode antever problemas e preparar, ou até mesmo remodelar sua empresa para enfrentá-los.
Tiago Farias Dias
Tiago Farias Dias
Sócio fundador da Imaginative Educação Empresarial. Professor universitário no curso de Administração na UNISC e na FACCAT. Possui graduação em Administração de Empresas pela FACCAT e mestrado profissional em administração de empresas pela UNISC.