Quanto vale (valuation) minha empresa?

Quanto vale (valuation) minha empresa?

Valuation da empresa

Valuation da empresa

Você quer vender sua empresa e não sabe quanto ela vale? Sem saber o valuation da sua empresa você corre o risco de vender por menos do que ela vale. Neste post te explico as variáveis que influenciam na avaliação.

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Mas, afinal, quanto vale minha empresa? Conforme os princípios de economia o valor de uma coisa vale o quanto a outra parte está disposta a pagar. Vamos ver o que pode influenciar o valuation de uma empresa.

Se preferir você pode assistir o vídeo ou seguir a leitura do texto.

Como é feita a avaliação (valuation)?

O que faz uma empresa ter maior ou menor valor de venda é quanto ela tem capacidade de gerar caixa. Quanto maior a capacidade da empresa de gerar caixa, ou seja, resultados, maior será seu valor de venda e o seu grau de atratividade. Afinal, todo mundo quer comprar uma coisa que dá dinheiro, não é mesmo? Não seria interessante comprar uma empresa montada e lucrativa?

Mas eu não sei ao certo quanto a minha empresa dá de lucro, daí como eu avalio? Primeiramente então, você precisa organizar o setor financeiro da sua empresa. Precisa ter bem estruturado quanto entra, quanto sai, onde você mais gasta mais, onde gasta menos e qual a sua lucratividade. Sem isso não é possível fazer o valuation da sua empresa.

Eu vou ter que abrir os números financeiros da minha empresa para o comprador? Sim, você vai precisar mostrar todos os números financeiros da sua empresa. Obviamente que você não vai mostrar os números financeiros para todo mundo. Incialmente você vai identificar se realmente o comprador tem real interesse em adquirir a sua empresa.

Você deve estar pensando, mas porque mostrar os dados financeiros? Vou exemplificar, você compraria uma casa olhando-a apenas por fora? Se não fosse permitido que você acessasse o interior da casa para olhar o tamanho dos quartos, o banheiro a cozinha… você compraria a casa? A mesma coisa é a empresa, como o comprador vai se dispor a comprar sua empresa se ele não conhecer a fundo a sua empresa?

Voltamos ao princípio básico da avaliação (valuation), o que faz aumentar ou diminuir o valor da empresa é sua capacidade de gerar lucro/caixa. Ok, entendido. Mas o que faz a empresa gerar lucro? O que faz uma empresa gerar lucro é a sua carteira de clientes, combinado com a sua reputação e forma de administrar. Se a empresa hoje dá lucro, é porque, provavelmente ela suou muito para adquirir clientes e conquistar o seu espaço no mercado, logo o pacote completo composto por carteira de clientes, carteira de fornecedores, funcionários qualificados, estrutura, gera valor, ou seja, gera lucro, portanto se alguém comprar vai conseguir se beneficiar disso, logo a empresa tem um valor de venda e provavelmente terá alguém interessado em comprar.

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Composição do cálculo do Valuation

O cálculo do Valuation não é simples, resumidamente vou te explicar o que é levando em consideração no cálculo:

– Projeção de receitas e despesas para próximos anos (de 5 a 7 anos): Por isso que você precisa ter registros de entradas e saídas da sua empresa para ter um ponto de partida para realizar as projeções.

– Projeções econômicas: Projeção do PIB, Inflação, Taxa de juros, identificar como estas variáveis podem impactar na empresa. Exemplo, digamos que determinada empresa compra matéria-prima em dólar, logo se o dólar subir sobe o custo de produção da empresa e obviamente pode impactar nos seus resultados;

– Projeções do setor– Como vai estar este setor nos próximos anos, a tendência é melhorar ou piorar? O produto que a empresa comercializa continuará existindo nos próximos anos? Exemplo: Imagine que a 20 anos atrás você estivesse comprando uma vídeo locadora, você provavelmente já iria considerar um possível risco desse setor ser substituído pelo streaming (Exemplo: Netflix). Você está interessado em uma indústria de sacolas plásticas, qual seria a expectativa para este setor? Com nível de conscientização ambiental das pessoas, elas tendem a utilizar mais ou menos sacolas plásticas?

 

– Passivos: A empresa a ser comprado possui passivos trabalhistas, deve impostos, tem financiamento bancários. Todos os passivos serão abatidos do valor da avaliação. Se empresa possui passivos é interessante contratar um advogado para auxiliar neste processo da venda, para ficar claro se vão ficar com o antigo proprietário ou com o novo comprador.

 

– Investimentos: Será necessário realizar novos investimentos nos próximos na empresa nos próximos anos? Isso deve ser considerado na avaliação. Por exemplo, determinada máquina da empresa precisa ser substituída, caso contrário impactará na produção da empresa. Este para manter os níveis atuais de produção da empresa, deve ser considerado no valuation.

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 O que é considerado e o que não é considerado na avaliação?

Quando se faz o valuation de uma empresa, se avalia ela de “porteira fechada”, ou seja, o comprador está comprando toda a estrutura da empresa que é necessária para manter os lucros atuais e os projetados na avaliação da empresa. Então no valor encontrado no valuation entra todos os bens da empresa, tais como máquinas, veículos, equipamentos, prédios, marca, patente…

Claro que se tem algum bem da empresa que não agrega valor, ele pode ser retirado da avaliação, por exemplo, digamos que determinada empresa possui seu prédio próprio e também tem um terreno em outra cidade, que ela comprou, depois mudou de ideia e resolveu não utilizar mais este terreno. Este terreno pode ser excluído do valuation, pois ele não interfere em nada nas projeções de caixa que foram realizadas na avaliação desta empresa, logo ao vender a empresa, pode se combinar que aquele terreno não entra junto no negócio. Porém, não poderia por exemplo, estar fora da avaliação a máquina que produz o principal produto da empresa, pois sem aquela máquina não conseguiria alcançar os dados projetados.

 

Quanto vale minha marca?

 

O valor da marca é igual o valor do valuation menos o valor do patrimônio da empresa. Para ficar mais fácil o entendimento, pense a seguinte situação, você contratou uma consultoria de valuation para avaliar sua empresa e o valor encontrado na avaliação foi de R$ 1 milhão. Se somar o valor dos seus equipamentos, máquinas, mobiliários e veículos, chega-se ao valor de R$ 600 mil reais. Então, podemos dizer que você possui um patrimônio de R$ 600 mil, mas a sua empresa vale R$ 1 milhão, logo a sua marca vale a diferença que é R$ 400 mil (R$ 1.000.000 – R$ 600.000= R$ 400.000).

Utilizando este mesmo exemplo, o valor do valuation da sua empresa fosse de R$ 500 mil, neste caso a sua marca não teria valor, ou seja, seus anos de empresa, carteira de clientes, não geraram valor que possa ser revendido. Pois como você venderia sua empresa por R$ 500 mil se os bens dela estão avaliados em R$ 600 mil? Neste caso você teria que vender ela em “pedaços” que eu explicarei mais adiante neste mesmo post.

Valor sentimental tem valor no valuation?

Imagine a seguinte situação, “Me esforcei tanto pela empresa, me dediquei por tantos anos, mas hoje ela não está dando lucro, como fica?” Para te responder a pergunta, vou te fazer outra, porque alguém investiria em algo que não está dando lucro? O possível comprador da sua empresa é um investidor, por mais que você se esforçou tanto, teve dificuldades para conseguir clientes, se estabilizar, conseguir o ponto que você tem, se tudo isso não gera resultado, não terá valor de venda, pois apesar de todo o seu esforço, se alguém comprar não vai conseguir se beneficiar do seu esforço, ou seja, ele não vai pagar por isso.

Vou te dar um outro exemplo, você tinha um belo carro, neste carro você levou sua atual esposa para sair, quando ainda eram nem eram namorados e neste carro vocês deram o primeiro beijo, e depois vocês vieram a casar. Este carro deve ter um baita valor sentimental para o casal, né? Afinal, foi ali onde tudo começou, não é mesmo. Determinado dia, você resolveu vender este carro, você acha que alguém pagaria mais por este carro, por ele tem um valor sentimental para você? Provavelmente não, ne? É a mesma coisa com o valuation, ninguém vai pagar mais, só porque tem um valor sentimental para você. Por mais que você se esforçou, se dedicou, se a empresa não está dando lucro ou lucro baixo, terá um valuation baixo.

Então significa que se a empresa não está dando lucro ela não tem valor de venda? Depende, para avaliar uma empresa se realiza projeções financeira entre 5 e 7 anos para frente, se hoje o que a empresa comercializa não está dando retorno, porém entende-se que é um ramo em expansão e que o possível comprador entende que esta estrutura pode ser útil em caso de melhora do mercado, a empresa pode ter valor. Até porque o pilar da avaliação é as projeções financeiras futuras e não o passado da empresa.

A empresa vale mais inteira ou em pedaços?

Conforme eu disse, se a estrutura completa da empresa (reputação, carteira de clientes, funcionários qualificados, equipamentos…) gera valor, a empresa terá um valuation interessante. Porém se isto não gera valor a empresa tem mais valor em “pedaços” do que inteira. Como funciona isso? Como a empresa não gera resultados, não teria interesse em comprar toda ela, então o proprietário vai ter que vender ela em pedaços, ou seja, um pouco para cada um.

Vou exemplificar para ficar mais fácil. Imaginemos que Paulo tem uma padaria, a muito tempo ele vem apenas empatando com ela e alguns meses ela fica no vermelho. Paulo tentou vender, porém como não apareceu nenhum comprador interessado ele resolveu fechar a padaria. Após fechar ele colocou a venda os equipamentos da padaria, vendeu o caixa para o João que queria colocar uma mercearia, vendeu o forno para uma padaria da outra cidade a assim por diante.

Entendeu agora? Como a padaria não gerava valor, ou seja lucratividade, Paulo não achou nenhum interessado pelo ponto e pela sua reputação, então para vender a empresa ele teve que vender ela em “pedaços”.

 

Como eu consigo um valor maior do que ela vale? Isto é possível?

 

Sim, pode ser que você consiga um valor maior do que a empresa vale, vai depender do tipo de comprador e do grau de interesse dele. Para ficar mais fácil, vou te exemplificar.

Você tem um terreno, você está em dúvida se vende ele ou não, daí chega o vizinho e diz que quer aumentar a casa dele e tinha interesse em comprar o seu terreno. Você concorda comigo que devido a necessidade do vizinho de expandir a sua casa ele estaria disposto a pagar mais pelo seu terreno do que ele realmente vale? Para qualquer outro possível comprador, o valor do seu terreno, seria o valor normal de avaliação de mercado, afinal, se ele não comprar o seu terreno ele poderia comprar qualquer outro, não é mesmo? Porém para o seu vizinho ele não poderia comprar qualquer outro terreno, pois para o projeto de expansão da casa dele, o único que se enquadra é o seu terreno.

No valuation, é a mesma coisa, para algumas pessoas provavelmente sua empresa terá um valor maior do que para outras. Vamos pensar junto, para o seu concorrente, se ele te comprar, terá um concorrente a menos, pode ser que ele consiga aumentar um pouco o preço de venda, devido a este benefício ele pode pagar um pouco a mais pela sua empresa.

Vou te dar um outro exemplo, para alguém que atue no mesmo ramo que o seu, porém não seja concorrente direto, pois atue em cidade diferente, também ao comprar sua empresa teria sinergias interessantes, ao adquirir sua empresa pode ser que ele não precise de todos os funcionários que você tem, pode, por exemplo, o financeiro da empresa que ele já tem fazer as finanças da empresa que ele está adquirindo, desta forma ele economizaria mão de obra, aumentando assim a rentabilidade, propiciando que ele possa pagar mais pela sua empresa.

Contudo, se quem está comprando a sua empresa, não é do ramo, ou não tem nenhuma sinergia com a compra, ele provavelmente ao comprar sua empresa, terá os mesmos resultados que você tem, logo não poderá pagar mais do que ela vale. Então fica a dia, se quer pegar um valor maior pela sua empresa, procure potenciais compradores que poderiam agregar mais resultados nos seus negócios ao comprarem a sua empresa.

Se colocando no lugar do possível comprador

Comentei com você que o possível comprador da sua empresa é um investidor, ou seja, sendo um investidor ele tem várias opções de investimento. Ele pode comprar a sua empresa, ou ele pode comprar outras empresas, ou ele pode realizar uma aplicação financeira ou então, pode investir em imóveis por exemplo.

Porque estou te dizendo isso? Você precisa ter em mente que o possível comprador da sua empresa, antes de compra-la ele vai avaliar outras opções de investimento, ou seja, ele só vai comprar a sua empresa se entender que essa é a opção mais vantajosa para ele, caso contrário ele não comprará. Lembra que no início do post eu disse: as coisas valem quanto os compradores estão dispostos a pagar.

Outro fato interessante, o possível comprador sabe que ao abrir uma empresa nova, demora a conseguir clientes, conseguir reputação, credibilidade no mercado e obviamente demora até dar lucro. Pode ser que opere vários meses no prejuízo, tendo que injetar dinheiro nesta empresa nova, até que ela consiga, inicialmente se pagar e depois sim, gerar lucro.

Essa conta o possível comprador também vai fazer, vale pena comprar esta empresa que está em andamento ou se eu criar uma empresa do zero, apesar do tempo que eu vou gastar para deixar ela alinhada e lucrativa, ainda assim vai sair mais em conta? Se o comprador entender que mesmo iniciando do zero, remando no início para conquistar cliente seria mais econômico para ele do que comprar sua empresa, provavelmente ele não comprará.

O valuation da minha empresa é muito baixo, o que eu faço?

Já realizei muitas avaliações, onde o valor que eu encontrei após o cálculo, era inferior a expectativa dos proprietários da empresa, eles esperavam que a empresa valesse um pouco mais. Neste caso o que fazer para aumentar o Valuation da sua empresa? Primeiramente precisamos lembrar que o princípio básico da avaliação são as projeções futuras da sua empresa. Então, pode ser que hoje as previsões para o setor da sua empresa não estejam tão favoráveis, porém possam vir a mudar com o passar do tempo. Vou te exemplificar.

Lembra quando foi decretada a Pandemia pelo Covid-19 em março de 2020 que as bolsas mundiais despencaram? Você sabe porque isso aconteceu? O valor de uma ação sobe e desce em função da expectativa de lucro e crescimento da empresa, então quando houve a pandemia as projeções financeiras das empresas mudaram e obviamente o seu valuation. Naquela ocasião, viu-se que devido a pandemia as empresas teriam restrições de funcionamento, se tem restrição de funcionamento tem diminuição dos lucros ou até mesmo prejuízo, então todas as projeções e expectativas de crescimento foram por “água a baixo”, e as projeções foram refeitas.

Ao se refazer as projeções, se viu que a empresa já não teria a mesma lucratividade que havia sido projetado antes, em consequência disso seu valor seria outro, por isso o valor das ações “despencaram”. Porém a medida que a pandemia foi avançando as projeções foram refeitas e algumas empresas tiveram seu valuation atualizado e o valor das ações, não de todas empresas e claro, voltaram ao valor que estavam antes da pandemia.

Então, se o valor da sua empresa ficou abaixo da sua expectativa, você pode aguardar um tempo e verificar se as projeções não se alteram e quem sabe, reavaliar ela em um outro momento oportuno, pode ser que o valor dela venha a subir.

Resumo

Conforme visto neste post, são várias as variáveis que influenciam na avaliação da sua empresa, espero que você tenha entendido como funciona o processo de avaliação.

Se precisar de auxílio na avaliação da sua empresa, será um prazer auxiliá-lo.

Tiago Farias Dias
Tiago Farias Dias
Sócio fundador da Imaginative Educação Empresarial. Professor universitário no curso de Administração na UNISC e na FACCAT. Possui graduação em Administração de Empresas pela FACCAT e mestrado profissional em administração de empresas pela UNISC.