O que é consultoria empresarial?

O que é consultoria empresarial?

Consultoria empresarial

Neste post lhe explicaremos com detalhes o que é consultoria empresarial para você entender como isso pode lhe auxiliar no seu negócio

Mas afinal o que é consultoria empresarial?

Consultoria empresarial significa realizar mudanças no seu negócio com o apoio de um profissional qualificado, em outras palavras, pode-se dizer que quando contrata uma consultoria estima-se utilizar a experiência e qualificação do consultor para gerar uma transformação na empresa.
Muitas pessoas confundem consultoria com curso, apesar de serem parecidas, não tratam da mesma coisa. O curso tem a finalidade de transmitir conhecimento, o importante é que você aprenda, mas não há preocupação em você implementar o que aprendeu. Já na consultoria, também há transmissão de conhecimento, porém há a preocupação deste conhecimento ser implementado gerando uma transformação ou mudança na sua empresa.

Como funciona uma consultoria empresarial?

Toda consultoria empresarial inicia-se com o diagnóstico, na fase do diagnóstico o consultor identifica os pontos fortes da empresa e também os pontos fracos, ou seja, as deficiências que precisam ser melhoradas. Como o objetivo da consultoria é gerar uma transformação, com o auxílio do consultor trabalha-se para eliminar ou mitigar as deficiências da empresa, para isso, o consultor elabora um cronograma de ações que devem ser realizadas para resolver o problema. Este cronograma de ações é chamado de plano de ação. Definido o cronograma de ações o consultor se reúne periodicamente com a empresa para auxiliar na implementação destas ações. Quando as ações de melhorias estão todas implantadas e a transformação concluída e a empresa passa a obter os benefícios destas melhorias a consultoria chegou ao final.

Quais são as etapas da consultoria?

A seguir apresenta-se detalhadamente as etapas da consultoria:

  • Contratação da consultoria: Nesta etapa seleciona-se a empresa de consultoria mais qualificada para auxiliar na resolução do problema, ou seja, gerar a transformação necessária na empresa. Define-se o objetivo da consultoria, também chamado de escopo, ou seja, o que se espera de melhorias da empresa ao final do processo de consultoria. Acorda-se o prazo de realização da consultoria, por exemplo, se vai ser de 2 meses, 6 meses ou 1 ano, isto vai depender do objetivo (escopo) esperado da consultoria. Também define-se a periodicidade de encontros entre a empresa e o consultor, podendo-se ser semanal, quinzenal, obviamente também se define os valores e o prazo de pagamento. Nesta etapa também se determina os responsáveis pela condução do processo por parte da empresa de consultoria (consultor responsável) e por parte da empresa que vai receber a consultoria.
  • Diagnóstico: Nesta etapa o consultor faz o máximo de questionamentos possíveis, na maioria dos casos solicita relatórios adicionais, tudo isso para identificar o real problema da empresa em qual estágio a empresa se encontra para que se possa traçar o plano de ação, ou seja, cronograma de melhoria. Aqui se conhece a trajetória da empresa, as pessoas envolvidas na empresa, seus processos e se investiga a fundo qual é o problema da empresa, quais ferramentas ela utiliza e até mesmo o que ela já fez ou tentou fazer para resolver o problema.
  • Plano de ação: Após realizado o diagnóstico e entendido com clareza o problema da empresa, levando em consideração a sua realidade e o seu contexto, precisa-se traçar o plano de melhorias, ou seja, um cronograma de ações a serem realizadas para que seja realizado as mudanças pretendidas na empresa e o alcance dos resultados esperados. No plano de ação será definido os responsáveis em realizar as ações e os prazos para que isto seja realizado.
  • Acompanhamento: Através dos encontros periódicos com o consultor e apoio dele se acompanha se as ações propostas no plano de ação estão sendo realizadas para que se chegue ao objetivo final, ao andar da consultoria, pode ser realizado pequenos ajustes no cronograma ou no plano de ação, se necessário.
  • Encerramento: Após implementadas as ações de melhoria e a empresa tendo passado pelo processo de mudança e alcançando os resultados desejados a consultoria é encerrada.

Por exemplo, digamos que você precisa de uma consultoria financeira para lhe auxiliar a organizar o caixa da sua empresa, pois em determinados dias do mês você sofre com falta de caixa e precisa recorrer ao cheque especial. Inicialmente você pesquisa as empresas de consultoria disponíveis, avalia o currículo dos consultores, recebe os orçamentos e contrata a mais adequada para o sei negócio. Foi combinado que a consultoria seria realizada em 60 dias, com periodicidade de um encontro semanal com duração de 3 horas, você designa a pessoa adequada da sua empresa para conduzir o processo.

Inicialmente o consultor faz o diagnóstico, faz perguntas, solicita relatórios de entradas e saídas, solicita relatórios de custos fixos identifica o montante que a empresa paga de juros. Após avaliar as informações o consultor tem o diagnóstico preciso: além de desencontros entre entradas e saídas (primeiro paga e depois recebe) a empresa está tendo um pequeno prejuízo. Solução proposta: melhorar a forma de registro das informações de forma que possa avaliar mensalmente se a empresa teve lucro ou prejuízo e ajuste no fluxo de caixa. Com base nestas informações o consultor elabora um cronograma de ações, dentre as quais melhora como a empresa deve registrar as informações, para resolver o problema de capital de giro deve-se solicitar prazo maior junto aos seus fornecedores. Ele elabora um cronograma para realizar as ações propostas. No primeiro encontro ele lhe ensinar a importância de registro das informações financeiras, lhe orientar a utilizar uma planilha e lhe orientar a respeito do preenchimento.

Provavelmente após um tempo você vai voltar a se reunir com o consultor e vai apresentar os dados que você preencheu, ele vai verificar se você preencheu corretamente se tiver tudo certo vai analisar os dados juntamente com você, se não tiver correto ele vai lhe orientar novamente a preencher os dados e vai marcar outra data para vocês conversarem. Tendo preenchido corretamente os dados ele vai lhe auxiliar a analisá-lo e como tomar decisões em cima destas informações. Ele também verifica se a solicitação de prazos maiores aos fornecedores já surtiu efeito no caixa da empresa. No próximo encontro você já tem um mês inteiro de informações para analisar, viu-se que o prejuízo diminuiu, porém viu-se gastos além do programado em matéria-prima, ele solicita para você investigar esta questão para ver se não está tendo desperdícios. No próximo encontro você informa o consultor que identificou onde estava o desperdício e que já eliminou, devendo refletir no caixa do mês. No início do outro mês se reúne com o consultor que avalia conjuntamente que no último mês a empresa não teve falta de caixa e já obteve lucro. Diante disso e terminado os 60 dias, concluídos os encontros entre empresa e consultor a consultoria é encerrada.

Entendeu agora o que é consultoria empresarial? Viu, neste pequeno exemplo, que houve uma transformação na empresa, inicialmente ela não sabia como organizar o caixa e que após a consultoria a empresa sabe como registrar as informações e com o registro correto, identificou gastos elevados de matéria-prima, corrigindo este erro, voltando a ter lucratividade. Além disso corrigiu o desencontro de caixa, aumentando o prazo de pagamento junto aos seus fornecedores, não tendo mais problemas de caixa.

Resumidamente o consultor empresarial identificou com clareza o problema da empresa e auxiliou a empresa a resolvê-lo.

Conforme pode ser visto, consultoria empresarial é um processo estruturado, com apoio de um consultor que se reúne periodicamente com a empresa, definindo um cronograma de e implementação de melhorias, com objetivo de resolver determinado problemas da empresa.

Tiago Farias Dias
Tiago Farias Dias
Sócio fundador da Imaginative Educação Empresarial. Professor universitário no curso de Administração na UNISC e na FACCAT. Possui graduação em Administração de Empresas pela FACCAT e mestrado profissional em administração de empresas pela UNISC.